Um pouco da história, que aconteceu ontem e está acontecendo hoje!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Correção e revisão da prova


Correção e revisão da prova
            Hoje começamos nossa aula com a professora falando sobre a melhoria nas notas das provas, que aconteceu quando fizemos a atividade avaliativa de história. Comentou que nós precisamos é estudar mais e fazer o portfólio com mais seriedade, pois quando estamos fazendo ele, estamos pesquisando e estudando sobre o conteúdo.
            Comentou também sobre o filme que vamos assistir no dia 20/04, que se chama “Linha do Tempo” que conta sobre a história da guerra dos 100 anos, uma das causas do fim do feudalismo que aconteceu entre a Inglaterra e a França. Onde um grupo de arqueólogos tenta salvar seu professor que voltou ao dia do ataque Frances 04/04/1357, graças a uma “Maquina do Tempo”, em busca de novas descobertas e curiosidades deste tempo, porém os arqueólogos chegam lá bem no dia em que a França é atacada, pela Inglaterra, portanto eles têm que lutar pela própria sobrevivência.
            Logo depois voltamos ao assunto, com a revisão do que cairia na prova:
*Características da sociedade medieval
 - Econômicas - a economia vem do trabalho no campo feito pelos servos, pelos impostos pagos aos Senhores Feudais e mais no fim da sociedade medieval pelo comércio feito pelos burgueses.
- Sócio culturais -
- Políticas - o poder político é descentralizado, se concentrando na mão da Alta Nobreza (Reis, familiares e Senhores Feudais) e do Alto Clero (Papa, Bispos e Acerbispos), que também possuíam poder religioso.
*Poder e a função da Igreja - a Igreja possuía poder tanto religioso, quanto político e se ocupavam em resolver os problemas religiosos, e dar opiniões nos políticos.
*Peste Negra - a Peste Negra foi uma doença que se espalhou peã Europa e acabou com um quarto dessa população. Esta peste é transmitida pela respiração e pela mordida da pulga, do rato contaminado. Mesmo sendo uma catástrofe, a Peste Negra mudou a forma da igreja de pensar, permitindo assim a evolução da ciência.
*Interpretação de imagens, que ocorreram na Idade Média e que ocorrem nos dias de hoje.

            Em seguida fizemos uma revisão sobre a prova do dia 23/04.    
           Peste Negra - Não tinha racismo, atingia todas as partes da sociedade.
         - Até hoje essa peste existia, porém existe tratamento.
         - A Pete Bubônica veio com o comércio, às mercadorias eram levadas sem higiene, geralmente vinham em Barrios de madeira velha, e os navios não tinham higiene. Os porões dos navios eram infectados e eram cheios de ratos e insetos.
          - A doença veio do oriente. As cidades foram às primeiras contaminadas, cidades inteiras ficaram abandonadas, pessoas foram para o campo e levaram a doença para o mesmo. Os trabalhadores tinham medo de ficar no campo (Crise agrária), já que os corajosos cobravam muito caro por dia de trabalho.
        - A França e a Inglaterra foram as mais acabadas, por causa da peste e por causa das guerras.

 Curiosidade: Já havia comércio entre o oriente e a Europa, e naquela época os temperos eram mais comercializados, na Europa as carnes estragavam muito rápido e eles possuíam o hábito de salgar as carnes, mas mesmo assim a carne ficava podre então eles colocavam os temperos e pimenta na carne, para não sentirem o gosto.
Esta aula aconteceu no dia 17/04.

Nenhum comentário:

Postar um comentário