Um pouco da história, que aconteceu ontem e está acontecendo hoje!

terça-feira, 6 de março de 2012

Todos contra a opressão


Todos contra a opressão
                Nesta aula a professora explicou que todos os alunos devem ter no caderno as anotações, o conteúdo do quadro e os relatórios de cada aula. Retomou a comentar e explicar alguns dos itens da folinha de instruções para o portfólio, que foram:
- Anote em seu caderno de aula tudo que a professora explica e escreve no quadro (principalmente quando ela sugere outras fontes de pesquisa como filmes, revistas, jornais, etc.)
4º - Em casa, faça a lápis no seu caderno de aula um resumo/ relatório de tudo que foi explicado na aula.
            Depois explicou sobre o Termo de Compromisso que todos os alunos deverão assinar. Esse termo de compromisso servirá para que os alunos tenham orientações e se compromissem a segui-las durante as aulas de história fora da sala de aula, podendo ser no laboratório de informática, na Multimídia ou no ar livre. A proposta desse termo foi feita, pela a falta de responsabilidade e compromisso durante as aulas de história fora de sala durante o ano passado.
            Voltamos ao conteúdo com a professora contando a história de dois alunos, um mais rico e o outro mais pobre. A história falava da opressão, corrupção ativa que acontecia entre eles. O mais pobre era oprimido e passava cola para o mais rico, pois em troca ganhava coisas que não podia comprar e ganhava dinheiro para o lanche, mais passava a cola mais por medo das ameaças que o outro aluno fazia sobre ele. No final tudo foi descoberto e solucionado.
            Com essa história percebemos que existem vários tipos de opressão e que elas podem ocorrer diariamente.
            Em seguida a Thayná leu seu resumo da aula anterior e continuamos falando das revoluções sociais, que foram movimentos organizados pelo povo, para ir contra a opressão. Lembramos sobre o exemplo que nosso colega de classe Fernando deu sobre um tipo de opressão no dia 27/02 que foi a Ditadura Militar, que ocorreu aqui no Brasil e que fez com que o povo se revoltasse durante 20 anos contra seus opressores.
            Logo depois começamos a fazer as atividades do livro pág. 11 exercícios 1 e 3.
·         Atividade do livro: pág. 11 exercícios 1 e 3
·         Pesquisar em casa (no caderno) - pág. 11 exercício 2 (a,b,c,d,e).
Respostas: 




1)   Observe as três imagens e responda:
a)      Num primeiro olhar, o que se destaca nas imagens?
Resposta: Manifestações organizadas pelo povo.
b)      O que elas têm em comum?
Resposta: São revoltas da população contra algum tipo de opressão.
c)      Quem são os personagens envolvidos?
Resposta: O povo e os policiais.
d)     Que espaço está sendo ocupado?
Resposta: Avenidas, ruas e praças.
e)      O que identifica os manifestantes?
                 Resposta: As bandeiras, as faixas e o lado oposto ao dos policiais
            2)   Escolha uma das imagens e procure saber:
         
     
            
                 a)      Por que o evento retratado aconteceu.
        Resposta:   O evento acontece, com a intenção de chamar a atenção de todos para um tema especifico. O tema  era "Chega de tirar do povo e entregar aos poderosos". A manifestação reuniu mais de cinco mil pessoas no centro de Porto Alegre numa caminha que iniciou à tarde e durou mais de 2 horas.
                  b)      Em que época e local aconteceu.
        Resposta:   Em Porto Alegre (R.S) – 21/11/3003
                  c)      Quem eram os envolvidos.
        Resposta: População da cidade.
         3)      Converse com mais três colegas:
a)      Levante hipóteses sobre o que une esses eventos.
Resposta: Na nossa opinião, o que une essas manifestações e protestos retratados na pagina anterior (p.10), são as desigualdades sociais.

Logo depois começamos a discutir sobre cada questão:
Questão 1:
a)Foto 1: Os militares frente a frente com os manifestantes do povo.
    Foto 2: Uma pessoa na frente de 4 tanques de guerra.
   Foto 3: Multidão com bandeiras fazendo uma manifestação em praça pública sem a presença de policiais.

Esta aula aconteceu dia 28/02.

Nenhum comentário:

Postar um comentário