Um pouco da história, que aconteceu ontem e está acontecendo hoje!

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Resistência Indígena

          Nesta aula estudamos sobre a resistência indígena à escravidão. Eles utilizavam estratégias para fugir da escravidão, entre  elas estava o suicídio coletivo e esconder no meio das matas. Até nos dias de hoje algumas tribos não aceitam contato com a civilização.
          Os portugueses tentaram escravizar os indígenas, mas após a falha tentativa, a escravização indígena foi substituída pela mão-de-obra negra. A escravidão negra começou junto com a economia açucareira. No nordeste era produzido o açúcar; no sudeste e centro-oeste a economia rodava em torno da extração do ouro.
          Começaram então as expedições chamadas de entradas e bandeiras, eram movimentos que serviam para explorar o Brasil em busca do ouro, prata e pedras preciosas ou para capturar índios. As expedições eram feitas pelos chamados bandeirantes, e durava em torno de 3 a 10 anos, porém alguns nunca voltavam ou morriam. Este mesmos bandeirantes foram responsáveis pela criação de muitas cidades e vilas.
            Diamantina era uma dessas cidades, e recebeu esse nome, pois em suas ruas eram encontrados diamantes. O diamante sempre teve um alto custo, por ser muito duro, hoje em dia é utilizado para cortar aço e vidro.
           Já no caso dos caçadores de índios, eles eram traficantes de escravos, e comercializavam normalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. A Igreja Jesuíta proibia a escravização dos índios, mas contraditoriamente utilizava mão de obra escrava.
           O ciclo do ouro foi muito bom para a miscigenação do povo brasileiro, devido aos relacionamentos entre índios, negros e estrangeiros.       

Esta aula aconteceu dia 01/06.

Nenhum comentário:

Postar um comentário