- Descobrimento do Brasil _ 1452, Cristovão Colombo.
No período em que os árabes e italianos dominaram toda a rota de comercio, rota da peste, os produtos chegavam a Europa muito caros, por tanto Portugal começou com as navegações de cabotagem.
“Navegação de cabotagem é a circunscrita ao território nacional que tem por finalidade a comunicação e o comércio entre os portos do país, abrangendo inclusive os rios que correm em seu território.”
http://pt.wikipedia.org/wiki/Navega%C3%A7%C3%A3o_de_Cabotagem
Nessas navegações, os portugueses paravam em vários portos que se localizavam na África e trocavam bugigangas, por negros/escravos, marfim ouro, diamante, entre outras pedras preciosas.
Logo após viajavam até a Índia e vendiam os escravos e todos os bens valiosos, conquistados na África, em troca de pimenta, temperos, sedas, panos finos, entre outros, o que fez com que os portugueses ficassem muito ricos.
Depois que os espanhóis rejeitaram a ideia de Cristovão Colombo, de viajar até a China, navegando em direção ao Oeste, ele foi até o governante português e após expor sua ideia, conseguiu financiamento, mas quando se dirigiu ao oeste, descobriu a America. Este pequeno acontecimento, podemos relacionar com o poema de Carlos Drummond:
“no meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho”.
Curiosidades:
- A Oceania foi descoberta pelos ingleses no século XVII.
Esta aula aconteceu dia 21/05
Nenhum comentário:
Postar um comentário