Todos contra a opressão
Nesta
aula a professora explicou que todos os alunos devem ter no caderno as anotações,
o conteúdo do quadro e os relatórios de cada aula. Retomou a comentar e
explicar alguns dos itens da folinha de instruções para o portfólio, que foram:
2º - Anote em seu caderno de aula tudo que
a professora explica e escreve no quadro (principalmente quando ela sugere
outras fontes de pesquisa como filmes, revistas, jornais, etc.)
4º - Em casa, faça a lápis no seu caderno de aula um
resumo/ relatório de tudo que foi explicado na aula.
Depois
explicou sobre o Termo de Compromisso que todos os alunos deverão assinar. Esse
termo de compromisso servirá para que os alunos tenham orientações e se
compromissem a segui-las durante as aulas de história fora da sala de aula, podendo
ser no laboratório de informática, na Multimídia ou no ar livre. A proposta
desse termo foi feita, pela a falta de responsabilidade e compromisso durante
as aulas de história fora de sala durante o ano passado.
Voltamos
ao conteúdo com a professora contando a história de dois alunos, um mais rico e
o outro mais pobre. A história falava da opressão, corrupção ativa que
acontecia entre eles. O mais pobre era oprimido e passava cola para o mais
rico, pois em troca ganhava coisas que não podia comprar e ganhava dinheiro
para o lanche, mais passava a cola mais por medo das ameaças que o outro aluno
fazia sobre ele. No final tudo foi descoberto e solucionado.
Com
essa história percebemos que existem vários tipos de opressão e que elas podem
ocorrer diariamente.
Em
seguida a Thayná leu seu resumo da aula anterior e continuamos falando das
revoluções sociais, que foram movimentos organizados pelo povo, para ir contra
a opressão. Lembramos sobre o exemplo que nosso colega de classe Fernando deu
sobre um tipo de opressão no dia 27/02 que foi a Ditadura Militar, que ocorreu
aqui no Brasil e que fez com que o povo se revoltasse durante 20 anos contra
seus opressores.
Logo
depois começamos a fazer as atividades do livro pág. 11 exercícios 1 e 3.
·
Atividade do livro: pág. 11 exercícios 1 e 3
·
Pesquisar em casa (no caderno) - pág. 11 exercício 2 (a,b,c,d,e).
Respostas:
1) Observe
as três imagens e responda:
a) Num
primeiro olhar, o que se destaca nas imagens?
Resposta: Manifestações
organizadas pelo povo.
b) O
que elas têm em comum?
Resposta: São
revoltas da população contra algum tipo de opressão.
c) Quem
são os personagens envolvidos?
Resposta: O
povo e os policiais.
d) Que
espaço está sendo ocupado?
Resposta: Avenidas,
ruas e praças.
e) O
que identifica os manifestantes?
Resposta: As
bandeiras, as faixas e o lado oposto ao dos policiais
2) Escolha
uma das imagens e procure saber:
a) Por
que o evento retratado aconteceu.
Resposta: O evento acontece, com a intenção de chamar
a atenção de todos para um tema especifico. O tema era "Chega de tirar do
povo e entregar aos poderosos". A manifestação reuniu mais de cinco mil
pessoas no centro de Porto Alegre numa caminha que iniciou à tarde e durou mais
de 2 horas.
Para saber mais: http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/11/268690.shtml
b) Em
que época e local aconteceu.
Resposta: Em Porto Alegre (R.S) – 21/11/3003
c) Quem
eram os envolvidos.
Resposta: População da cidade.
3) Converse
com mais três colegas:
a) Levante
hipóteses sobre o que une esses eventos.
Resposta: Na nossa opinião, o que une essas manifestações e protestos
retratados na pagina anterior (p.10), são as desigualdades sociais.
Logo depois começamos a discutir sobre cada questão:
Questão 1:
a)Foto 1: Os militares frente a
frente com os manifestantes do povo.
Foto 2: Uma pessoa na
frente de 4 tanques de guerra.
Foto 3: Multidão com bandeiras fazendo uma manifestação em praça pública
sem a presença de policiais.
Esta aula aconteceu dia 28/02.
Nenhum comentário:
Postar um comentário