Pirâmide social/ Unidade 1
Hoje
continuamos como assunto da pirâmide social, onde a professora passou novamente
a separação de cada classe social.
1° Clero
- Alto Clero -> Papas, bispos, cardeais, pensadores da igreja (Nobres)
- Baixo Clero -> Burgueses, servos e camponeses.
2° Nobreza - Realeza e sua família
- Pequena nobreza (nobreza de espada)
- Cavaleiros (Soldados montados)
3° Trabalhadores - Burguesia ->
Comerciantes/banqueiros
- Trabalhadores -> Artesões
- Servos (Categoria mais baixa, grande maioria)
Continuamos
com o debate, e a professora falou algumas curiosidades, que tinham a ver com o
assunto:
->Por
não ter como sustentar seus escravos, o senhor feudal, dividia suas terras e as
“emprestava” para seus servos, porém eles só poderiam sair da terra, com a
autorização do senhor feudal.
->Quando havia guerras entre os
feudos, ou com bárbaros, os servos iam para a guerra e as mulheres cuidavam do
Feudo. Quando não havia guerras os homens ficavam em casa e eram incentivados
pelos senhores feudais a terem muitos filhos, pois quanto mais servos, mais mão
de obra.
Naquele tempo as pessoas conheciam
formas de se prevenir, podem ser:
·
Camisinhas
feitas de tripa de carneiro;
·
Ou
quando as mulheres engravidavam, sem querer, tomavam chás de ervas para
provocar aborto.
Começamos
nosso livro na Unidade 1_ As pessoas se organizam
contra a opressão.
·
O
que é opressão: é toda forma de dominação de um povo
contra outro; de rico sobre os pobres; dos mais fortes sobre os mais fracos.
A
professora começou a perguntar alguns exemplos de opressão e nosso amigo
Fernando, deu como exemplo a Ditadura Militar, que ocorreu aqui no
Brasil e que fez com que o povo se revoltasse durante 20 anos contra seus
opressores.
Ditadura Militar: opressão
dos militares contra o povo.
E por fim a professora passou uma para cara:
·
Pesquisar: O que é a “Primavera
Árabe”
Resposta:
Primavera Árabe foi o nome do movimento contra a ditadura
árabe, ocorreu entre 2010 e 2011, no Oriente Médio e no Norte da África.
Durante a Primavera Árabe os protestos estavam
compartilhando técnicas de resistência civil em campanhas
sustentadas, envolvendo greves, minefestamento, passeatas e as assembléias
populares e também com o uso das redes sócias de hoje em dia.
Essas campanhas tinham como objetivo, ter
uma organização, uma comunicação e uma sensibilização com a população a
comunidade internacional.
Esta aula aconteceu dia 27/02
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