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terça-feira, 26 de junho de 2012

Roteiro de Estudos e Conselho de Classe

Roteiro de Estudos e Conselho de Classe


                Hoje a professora falou sobre a correção das notas que poderiam estar erradas no boletim e também falou sobre todas as discussões feitas durante o conselho de classe, que desserviu para que a coordenação, diretoria pudessem ficar sabendo como cada aluno foi em cada uma das matérias.
                Logo depois de explicar como seriam as mudanças nas notas, a professora passou o roteiro de estudos para o debate. Algumas respostas dos itens abaixo, foram tiradas da internet, já outras foram feitas pelos próprios alunos que falaram o que entenderam sobre o assunto.


Roteiro de estudos – Escravidão Indígena no Brasil Colonial


1.       O “descobrimento”(?) do Brasil – 1500 (séc. XV)


O descobrimento do Brasil não foi bem um descobrimento, pois D. Cabral já sabia que existia a América, e veio em busca de colônias. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, encontraram os índios e, como forma de aproximação, davam bugigangas em troca de pau-brasil. Depois, os escravos que ganhavam na África, traziam para o Brasil, mas separavam as tribos e famílias que tinham diferentes línguas para evitar que se comunicassem.


a)      Antecedentes: crise do feudalismo europeu


A crise do Feudalismo na Europa foi à base para as novas descobertas, pois com as pessoas saindo do campo em direção das cidades, se iniciou o comércio. As rotas de comércio estavam sobre domínio árabe, e a para passar por ela deveria ser pago impostos muito altos, o que levou ao auge as grandes navegações em busca de novas terras e de novas rotas, que chegariam até a Índia.


b)      Sistema mercantilista - é o nome dado a um conjunto de práticas econômicas desenvolvido na Europa na Idade Moderna, entre o século XV e o final do século XVIII


·         Colonialismo - é a política de exercer o controle ou a autoridade sobre um território ocupado e administrado por um grupo de indivíduos com poder militar, ou por representantes do governo de um país ao qual esse território não pertencia, contra a vontade dos seus habitantes que, muitas vezes, são desapossados de parte dos seus bens (como terra arável ou de pastagem) e de eventuais direitos políticos que detinham.


2.       Os povos nativos do Brasil: Índios? Por quê?


Os índios foram chamados assim, pois quando Cristovão Colombo teve a intenção de ir para a Índia navegando em direção ao oeste, ele se deu de frente a um novo continente, porém não sabia ainda e penso que lá poderia ser a Índia, por tanto deu o nome de índios a todos os nativos.


3.       A escravização indígena


A escravização indígena tinha como objetivo, explorar a mão de obra indígena, explorar a terra em que moravam e ganhar lucro em cima da venda de escravos índios.


·         Escambotroca directa ou, simplesmente, troca é a transacção ou contrato em que cada uma das partes entrega um bem ou presta um serviço para receber da outra parte um bem ou serviço em retorno em forma de Crédito, sem que um dos bens seja moeda.


·         Modo de viver e pensar, organização social dos povos indígenas


Diferente de todos os outros povos, a cultura, o modo de viver e pensar dos indígenas, eram muito diferentes. Possuíam uma grande diversidade nos costumes, na cultura e viviam de um modo selvagem, porém não podemos dizer que eles eram animais e que não pensavam, só pelo modo deles viverem nas matas.


4.       Reação e revoltas indígenas contra a escravidão


a)      Confederação dos Tamoios - é a denominação dada à revolta liderada pela nação indígena Tupinambá, que ocupava o litoral do que hoje é o norte paulista, começando por Bertioga e litoral fluminense, até Cabo Frio, envolvendo também tribos situadas ao longo do Vale do Paraíba, na Capitania de São Vicente, contra os colonizadores portugueses, entre 1556 a 1567, embora se tenha notícia de incidentes desde 1554.


b)      Confederação dos Cariris - foram os conflitos, rebeliões e confrontos envolvendo os colonizadores portugueses e várias etnias indígenas no sertão nordestino.



Fontes:












Esta aula aconteceu dia 18/05







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