Hoje a professora Ana Clara voltou da conferência que tinha ido na aula passada, falou também sobre o projeto de inculturação, onde serão abordados todos os assuntos sobre a escravidão, não só na África, e também sobre como a cultura africana ajudou na formação da cultura brasileira, pois ao se misturar com a cultura indígena e com a cultura europeia formou essa micigenação que hoje chamamos de cultura brasileira.
-> Projeto Inculturação: Carisma Salesiano em contexto afro-brasileiro e lei federal 10.639.
Começamos a falar sobre o preconceito, e percebemos que muitas coisas que fazemos durante o dia a dia não podem ser considerados "brincadeiras", atos preconceituosos ou grosseiros, vulgares. Para ser ofensivo depende do lugar, do grau de intimidade e da forma falada. Muitas vezes ofendemos as pessoas sem perceber, mas muitas outras vezes é consciente.
Preconceito é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições consideradas diferentes ou "estranhas". As formas mais comuns de preconceito são: social, "racial" e "sexual".
Cultura afro-brasileira é o conjunto de manifestações culturais do Brasil que sofreram algum grau de influência da cultura africana desde os tempos do Brasil colônia até a atualidade.
Esta aula aconteceu dia 02/07.
Nenhum comentário:
Postar um comentário